Oito novos hotéis em construção devem triplicar quantidade de leitos em Palmas

Depois de prontos, os empreendimentos vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos na Capital. Mas o setor já está preocupado com a ausência de um Centro de Conferência para grandes eventos locais

Hotel Céu Plaza, obra mais adiantada, na Teothônio Segurado

Hotel Céu Plaza, obra mais adiantada, na Teothônio Segurado

A quantidade de leitos na rede hoteleira de Palmas deve triplicar nos próximos três anos, quando os novos empreendimentos em execução no setor estiverem concluídos. Desde o ano passado, dada a boa desenvoltura da economia, os atrativos turísticos e o calendário de eventos, a Capital do Tocantins está chamando a atenção de investidores para o segmento. Mas na rabeira dos investimentos uma necessidade já está sendo observada: um centro de eventos para – no mínimo – cinco mil pessoas.

O Ministério do Turismo estima em 422 a quantidade de novos empreendimentos hoteleiros até 2016, com 70.531 quartos. Os órgãos responsáveis por esta área no estado não têm números exatos sobre a quantidade de empreendimentos que a Capital passará a ter em breve. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Turismo – Adtur, atualmente há 54 hotéis em Palmas, e desses, apenas 39 estão no Cadastur, do Ministério do Turismo.

ANDAMENTO

Primeiros passos do Cosmopolitan, da Canadá.

Primeiros passos do Cosmopolitan, da Canadá.

Os empreendimentos em execução em Palmas, oito no total, vão acrescentar 1.045 novos apartamentos à rede hoteleira. São cinco hotéis, sendo um de bandeira internacional, e três da categoria multuso (flats, hotel, salas comerciais e outros serviços no mesmo prédio).

Na categoria multuso, duas obras estão em pleno andamento. A mais adiantada é a do Novitá Residence Service Flats, da CM Construtora/Você Imobiliária, sendo erguido na Orla 14 (Praia da Graciosa). São 11 pavimentos, 109 apartamentos e a previsão de conclusão para setembro de 2015. Entre os principais serviços: piscina, salão de festas, bar, restaurante, quadra de squash e academia.
A aposta da Construtora Canadá, de Goiânia, em seu primeiro empreendimento em Palmas é o Cosmopolitan. A torre de 27 pavimentos, às margens da Avenida Teothônio Segurado, começou a ser levantada em agosto e deverá ser concluída em março de 2016. O complexo multuso terá 135 unidades no hotel, 40 flats, 65 salas comerciais e uma loja. A rede Vivence Hotel vai administrar a parte hoteleira. Júlio Hugo Savall Neto, coordenador de vendas do empreendimento, afirmou que 70% das unidades já foram comercializadas.
“O conceito do multuso é que a pessoa possa morar, trabalhar, se alimentar e ter lazer em um único empreendimento. O nosso possui hotel (o investimento), flats (onde o investidor pode morar), as salas onde podem trabalhar e o restaurante para se alimentar”, pontou Júlio. No mesmo espaço ainda haverá restaurante, dois auditórios, duas salas de reunião, fitness e piscina. O investidor que adquire um apartamento no hotel participa dos lucros com a locação e vendas de produtos e serviços relacionados à estrutura do hotel.
Wagner Ferreira, da Recep: otimismo com as vendas

Wagner Ferreira, da Recep: otimismo com as vendas

Em março, será a vez do Premium Flat e Residence, da Recep Engenharia sair do papel. A construção no padrão quatro estrelas terá 35 pavimentos e também o conceito multuso. Entretanto, a torre será erguida no endereço mais caro da cidade, a 204 Sul, com entrada pela LO-03. Ao todo serão 172 apartamentos, seis lojas, restaurante, uma sala de eventos, duas salas de reuniões, piscina e fitness.

Conforme a Recep, a administração da parte hoteleira ficará a cargo da Hplus, destacada por seu desempenho na Região Centro-Oeste. Wagner Ferreira, diretor comercial da Recep, relata que 30% dos espaços já foram comercializados. O início das obras está marcado para o final de junho e a conclusão será em dezembro de 2016. “São dois pools: flats e apartamentos. O flat está voltado para as diárias e o apartamento é para a pessoa que aluga por 15 dias, um mês, dois meses”, explicou Wagner. A falta de leitos na cidade é o principal motivador do investimento e a previsão da empresa é de ter uma taxa de ocupação dos flats de 70%.

CONVENCIONAL

Ibis: bandeira internacional em Palmas

Ibis: bandeira internacional em Palmas

O segmento convencional também está otimista e com os trabalhados adiantados. Neste setor os investidores seguem o mesmo filão: carência de vagas no parque hoteleiro da capital ante uma grande demanda, sobretudo em época de eventos nacionais e regionais.

Ilza Correa Rocha, diretora do Hotel Girassol, diz que a chegada de tantos empreendimentos “é ótimo, desde que tenhamos um centro de eventos com pelo menos cinco mil lugares”. “Esperamos isso do governo”, destacou Ilza.
O Hotel Girassol, do mesmo grupo da Pousada dos Girassóis, um dos mais tradicionais da Capital, está concluindo seu projeto com a construção de mais 70 apartamentos. Serão 140 assim que tudo estiver pronto, em abril. O empreendimento é o maior e único quatro estrelas credenciado pela Fifa, no Tocantins.
Dos prédios em construção, o Céu Plaza Hotel está mais adiantado. O trabalho está na fase de acabamento e até o final deste ano, o prédio de padrão executivo, com 15 lajes e 164 apartamentos deverá ser entregue. O investidor é um empresário do setor de confecções em Palmas, mas a obra é da Pórtico Engenharia. O projeto tem: três salas de reunião, auditório, restaurante, academia e estacionamento privativo. O Céu Plaza fica às margens da Avenida Teothônio Segurado, próximo do Restaurante Muralha Chinesa.
Fundação e primeira laje do Hoje 10, que terá padrão executivo

Fundação e primeira laje do Hoje 10, que terá padrão executivo

Único de bandeira internacional na Capital, o Hotel Ibis também está em fase adiantada. A obra é da Inovatec Construtora, que aproveita o mesmo espaço para levantar o Palmas Business Center, um complexo empresarial que, além das 150 acomodações do Ibis, terá também 100 salas comerciais. Apesar de ser um só projeto, o empreendimento traz algumas diferenças: o hotel fica pronto em março de 2015, e o PBC em janeiro de 2016.

Segundo Murilo Piu, diretor-executivo da Inovatec, o Ibis vai oferecer restaurante, auditório, seis salas de reunião e dois subsolos com 140 vagas no estacionamento. “O Ibis é um padrão internacional e aqui em Palmas os serviços serão os mesmos que a rede oferece nos demais países onde está presente”, destacou Murilo.
A franquia Hotel 10, de Santa Catarina, também chegou a Palmas. O empreendimento com 105 apartamentos, dois auditórios, salão de eventos, garagem privativa e restaurante é erguido na 101 Sul, ao dos Correios. O investidor é o ex-contador Marcos Armino Koche, que está há 20 anos na Capital. “Vi uma oportunidade em meio à carência do setor e das perspectivas de crescimento de Palmas e do Estado”, explicou. “É um hotel diferenciado, de passagem rápida e por isso terá tarifas reduzidas”, completou Marcos. A obra está na primeira laje, mas a conclusão está marcada para o início de 2015.
Outros 100 apartamentos serão oferecidos pelo Hotel Executive Palace, em construção na Avenida LO-03, esquina da Avenida NS-02 com a Avenida LO-03. Os serviços serão no padrão quatro estrelas e o prédio terá 12 andares.

Deixe um comentário